POLÍCIA FEDERAL NAS RUAS… Operação prende três pessoas em João Pessoa envolvidas no tráfico interestadual de drogas
As primeiras horas da manhã desta terça (dia 19) foram marcadas pela volta da Polícia Federal às ruas de João Pessoa, com a Operação Batalha de Veios.
Integrantes da PF do Rio Grande do Norte cumpriram 22 mandados de busca e apreensão e, pelo menos, três prisões, um homem e duas mulheres. Um carro também foi apreendido na operação.
Uma das buscas ocorreu no bairro do 13 de Maio, onde moradores relataram um grande barulho na residência onde ocorreu a ação. Outros cinco endereços também foram visitados pelos policiais, inclusive no Valentina de Figueiredo.
De acordo com as primeiras informações, integrantes de um grupo criminoso envolvido especialmente com o tráfico de drogas adquiriram diversos bens com o dinheiro amealhado com o tráfico interestadual. A ação da PF também se estendeu às cidades de Natal e Parnamirim (RN).
A investigação foi iniciada no final do ano de 2021, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico de drogas e lavagem de capitais que atuava de Nata, na comunidade de Mãe Luiza.
A operação foi executada por cerca de dez policiais do Comando de Operações Táticas. Uma bomba chegou a ser utilizada para permitir a entrada dos policiais na residência.
A Operação Batalha de Veios acontece de forma conjunta, com efetivos da Polícia Militar e Civil e a Força-Tarefa de Segurança Pública, O nome da operação é alusão a um cerco bem sucedido que o exército romano realizou à cidade etrusca de Veios.
Investigações – Segundo a PF, “durante as investigações, foram identificadas as principais lideranças da facção criminosa, valendo-se de pontos de armazenamento e comércio da substância ilícita, bem como a criação de uma rede estruturada de pessoas voltadas para a traficância, assim, além dos chefes do grupo, serão responsabilizados, também, os fornecedores e distribuidores da droga.”
E ainda: “Os presos nesta operação serão encaminhados para as sedes da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de droga e lavagem de dinheiro, dentre outros em apuração.”