EM BRASÍLIA Coordenador do Dnocs articula junto a Aguinaldo e Daniella liberação de recursos para o Ramal de Piancó
O encontro ocorreu em Brasília, em meio ao debate sobre a importância da segurança hídrica para o Estado. O coordenador do Dnocs na Paraíba, Alberto Gomes, solicitou do deputado Aguinaldo Ribeiro e da senadora Daniella Ribeiro apoio para conclusão das obras do 3º Eixo da Transposição, no chamado Ramal de Piancó.
“Solicitamos junto ao deputado Aguinaldo e a senadora Daniella o valor de aproximadamente R$ 8 milhões para serviço de consultoria especializada para elaboração dos estudos ambientais, projeto executivo, supervisão, gerenciamento e controle tecnológico das obras do Ramal do Piancó”, informou Alberto.
Ainda segundo Alberto, “a obra irá dar segurança hídrica ao açude de Condado em Conceição, perenizar o rio Piancó, além do maior reservatório da Paraíba, o açude Curema-Mãe D’água, capaz de atender a um terço da população da Paraíba ou seja mais 1,3 milhão de pessoas”. A obra será executada pelo Dnocs.
A obra consiste de um sistema adutor duplo com 20 quilômetros, para perenizar o Rio Piancó e chegar até a barragem de Curema-Mãe D’água, com potencial para atender a uma população de 1,3 milhão pessoas da região, com água suficiente para as suas necessidades básicas e até para a produção.
A senadora Daniella Ribeiro, presidente da Comissão de Orçamento, se comprometeu em incluir os recursos para a realização da obra, “que será fundamental para dar dignidade às comunidades carentes da região, que representa uma enorme parcela da população paraibana”.
Obra – O Ramal Piancó importa num investimento total de R$ 182,4 milhões, para suprir as necessidades de água para consumo humano e impulsionar a atividade agropecuária. O projeto prevê captação em Mauriti, no Ceará, e com entrada na Paraíba por Conceição até chegar no rio Piancó.