
A 262ª edição da Romaria da Penha, entre a noite de sábado (29/11) e madrugada do domingo levou uma multidão estimada em meio milhão de fiéis, numa travessia de 14 quilômetros, da Igreja de Lourdes, no centro de João Pessoa, até o Santuário da Penha.
Dentre as lideranças políticas que, este ano, cumpriram a peregrinação estava o prefeito Cícero Lucena, que, costumeiramente, faz o percurso há 35 anos: “O simbolismo da peregrinação traz a esperança que os fiéis têm de dias melhores, de agradecimento por graças alcançadas, fruto da crença incondicional na Santa.”
O Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, afirmou que a caminhada até o santuário representa “a esperança que vence as dificuldades, os problemas que cada pessoa enfrenta na vida”. Este ano, a Romaria trouxe como tema “Com a Senhora da Penha, somos todos romeiros da Esperança e defensores da Ecologia”.
Estrutura – A Prefeitura de João Pessoa garantiu todo o apoio à romaria, com a melhoria da infraestrutura na iluminação e vias do percurso, até a segurança da Guarda Civil Metropolitana, incluindo o monitoramento de câmeras.
Já Secretaria da Saúde mobilizou 13 veículos para atender aos fiéis, além de 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos. Também houve o envolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que realizou a poda das árvores em todo o percurso.