
A posse de Gustavo (filho do deputado Damião) Feliciano no Ministério do Turismo, nesta terça-feira (23/12), deu o que falar, meu caro Paiakan. A partir de uma foto, amplamente divulgada, reunindo num mesmo quadro o presidente Lula e a íntegra da chapa governista: Lucas Ribeiro (UP), ao Governo, além de João Azevedo (PSB) e Nabor Wanderley (Republicanos), ao Senado.
O registro dá a entender que o petista estaria inclinado a apoiar Lucas, João e Nabor. E tem explicações. O apoio a Lucas tem ficado algo implícito, a partir de posições da presidente estadual do PT, deputada Cida Ramos que, aparentemente, não recebeu com muito entusiasmo o encontro recente com prefeito Cícero Lucena (MDB) e a possibilidade de uma filiação do vice-prefeito Léo Bezerra ao seu partido.
O apoio a João já estava sacramentado, há muito tempo. Já a parceria com Nabor pode ser explicada pela dependência que o presidente tem da Câmara Federal, especialmente de seu presidente, o deputado Hugo Motta, de quem precisa para aprovar as pautas de interesse do Governo, especialmente num ano eleitoral.
A indagação que fica é: e como fica o seu apoio, já declarado, à reeleição do senador Veneziano Vital do Rego (MDB)? Ou a fota é mera peça publicitária, afinal um presidente tira fotos com qualquer pessoa de sus estima em ocasiões solenes, ou Lula já teria sinalizado a possibilidade de preferir o apoio do deputado Aguinaldo Ribeiro (UP), meu caro Paiakan.