
A Paraíba segue em alta junto ao Governo Lula. O diplomata paraibano Marcelo Almeida Cunha Costa acaba de ser nomeado como secretário-executivo do Ministério das Relações Institucionais e, na prática, passa a condição de 2º na hieraquia da pasta, titulada pela deputado Gleisi Hoffmann.
A informação foi confirmada pela deputada Cida Ramos (PT), para quem Marcelo reúne todas as condições pra ocupar o cargo: “Ele é muito preparado.”
Marcelo vai atuar na articulação política e no relacionamento interinstitucional do Governo Federal, na interlocução com Estados e Municípios, com Poder Legislativo, partidos políticos e órgãos de controle externo, no relacionamento com entidades da sociedade civil.
Biografia – Filho do médico Wamberto Costa, Marcelo nasceu em João Pessoa, é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1999-2005), com pós-graduação em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco.
No Itamaraty atuou, em Brasília, na Agência Brasileira de Cooperação e nos departamentos da Ásia e da África. No exterior, serviu como delegado do Brasil na Missão Permanente junto às Nações Unidas, em Nova York, e na Delegação Permanente junto à ALADI e ao Mercosul, em Montevidéu, além de ter sido assessor para temas de saúde global da Presidente da Assembleia Geral da ONU.
Exerceu também os cargos de chefe da assessoria internacional da Secretaria Geral da Presidência da República e de Assessor Especial do Prefeito de São Paulo. Mais recentemente, integrou o grupo de trabalho de Relações Exteriores no Gabinete de Transição Governamental e foi assessor do Ministro de Estado das Relações Exteriores.