A fala de Lula no programa do PT e o panelaço em todo o País
A associação é automática. Tudo bem, não há termo de comparação entre o senador Fernando Collor de Mello e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, o episódio de sua fala aos brasileiros, na noite desta terça (dia 6), lembrou aquela convocação de Collor para os brasileiros irem às ruas defender o seu mandato, e a reação foi o Brasil se vestir de luto.
A fala do presidente Lula conseguiu atear mais fogo no caldeirão político da crise por que passa o País, e despertou a indignação de um número não desprezível de brasileiros, que se manifestaram com um imenso panelaço convocado pelas redes sociais. O Brasil certamente não acordou diferente com o “confronto” de ontem, mas Lula, o PT e Dilma precisa fazer reflexões.
Pelo que ficou claro, em vários trechos de seu pronunciamento, Lula fez as vezes da presidente Dilma, que deveria ter falado aos trabalhadores brasileiros no dia 1º de maio e preferiu se omitir. Então Lula falou das conquistas nos 12 anos do Governo do PT. Criticou, por exemplo, o projeto de terceirização aprovado pela Câmara, considerando um retrocesso para os trabalhadores.
E pontuou: “Ainda há muito o que fazer, mas a principal marca desses 12 anos do governo do PT foi a conquista de uma vida melhor para os trabalhadores, foi criar 22 milhões de empregos, aumentar o valor real do salário mínimo, foi criar o crédito consignado e ampliar as oportunidades de educação para todos. Quem conquistou tanto não quer e não pode andar para trás.” Números incontestes. Aqui, Lula foi soberano.
Mas, o programa virou comédia quando o presidente do PT, Rui Falcão, afirmou: “O PT é uma instituição com milhões de filiados e simpatizantes em todo o Brasil. Gente como você, que sempre sonhou e lutou por um país mais justo e solidário. Gente que não convive nem é conivente com ilegalidades e quer, igual a você, o fim da impunidade. Por isso, qualquer petista que cometer malfeitos e ilegalidades não continuará nos quadros do partidos.” Até hoje, alguns condenados do Mensalão continuam no partido, e até tratados como heróis.
De qualquer forma, há que se destacar o esforço que faz o ex-presidente Lula para reerguer o partido criado por ele da situação vexatória em que se encontra. É visível a sua angústia com os rumos que o PT tomou, engolfando a marca tão duramente criada na legenda, por conta da traquinagem de alguns militantes. Difícil saber se terá sucesso nessa empreitada.
O panelaço foi um sinal de que os brasileiros seguem revoltados. Isso é um mal sinal. Houve panelaço em todo o País. A surpresa foi em João Pessoa. Um dos vídeos com o panelaço pode ser conferido em https://goo.gl/GfiV5s.
O programa do PT, com as falas de Lula e Riu Falcão, pode ser conferidos em https://goo.gl/PeFh5S.