ALERTA AO ELEITOR… Paraíba lidera ranking dos Estados onde há mais fraudes em pesquisas, diz O Globo
A Paraíba passa a figurar numa estatística nada honrosa: levantamento realizado pelo jornal O Globo revela como o Estado, além de liderar em número de pesquisas eleitorais, também se destaca pela quantidade de fraudes. A Justiça, inclusive, já proibiu a divulgação de pesquisas em várias cidades, como Campina Grande, Cabedelo e Bananeiras.
Somente em 2024 (até setembro) a Paraíba já registrou mais que o dobro de pesquisas em relação ao ano de 2020, quando ocorreram as últimas eleições municipais. Em 2020 foram registradas 129 pesquisas e em 2024, até setembro, 265 levantamentos.
Nas últimas semanas, segundo a reportagem do jornal, foram identificadas irregularidades em várias pesquisas, como distorções nos dados, faixas do eleitorado ignoradas nas entrevistas e até pessoas de outras cidades sendo ouvidas. A Justiça chegou a derrubar pesquisas em vários municípios do Estado.
Bananeiras – Dentre os destaques do levantamento, consta que Bananeira, uma pesquisa foi impugnada porque a pessoa que consta como contratante negou que ele tenha pedido o serviço. A Justiça, então, proibiu o Instituto Nacional de Pesquisas de divulgar qualquer levantamento.
Segundo O Globo, um representante da empresa, que se identificou como Sílvio, afirmou que um amigo indicou o nome dessa pessoa, porque o documento necessário para a empresa declarar a pesquisa como autofinanciada não ficou pronto a tempo. Bizarro.