APÓS POLÊMICA… Prefeito recua e revoga decreto que proibia desfiles de blocos durante o carnaval em Campina
O prefeito Bruno Cunha Lima decidiu recuar e revogou seu decreto, que instituía proibição do desfile de blocos carnavalescos, em vários locais de Campina Grande. O anúncio foi feito no final da manhã desta quarta (17/01). A revogação veio na esteira de várias manifestações contrárias, inclusive da Defensoria Pública.
A revogação do decreto, segundo o prefeito “é resultado de um processo de intenso diálogo com os segmentos envolvidos na realização do Carnaval da Paz, Pré-Carnaval, Campina Folia e Carnaval Tradição”, e ainda: “Numa cidade plural, cabe ao poder público harmonizar os interesses, preservar segurança das pessoas e ordenar a realização dos eventos, portanto, a narrativa de proibição nunca teve o menor sentido.”
De acordo com Bruno, o decreto tinha sido baixado, “entendendo a força dos movimentos populares e sua organização legítima, o Município apenas atendeu recomendação do Ministério Público da Paraíba e das forças de segurança do Estado, no sentido de organizar, com apoio logístico, a saída das agremiações às ruas da cidade”.
Reuniões – Em nota, a prefeitura esclarece que o prefeito decidiu, após uma série de reuniões de sua equipe de secretários com representantes de segmentos envolvidos na realização do carnaval de rua em Campina Grande, revogar o decreto municipal que estabelecia as diretrizes para organização do calendário geral de eventos na cidade, que atendia a um Termo de Ajustamento de Consulta, articulado pelo Ministério Público da Paraíba.
Para a prefeitura, o Decreto Municipal n° 4.813/2024, que está sendo revogado, em nenhum momento proibia a realização de eventos carnavalescos. “Muito pelo contrário, a cidade tem mais de 60 bairros. Três ou quatro deles estavam sendo destacados para os eventos religiosos. O restante, liberado para a programação dos eventos de rua de cunho carnavalesco.”
Jacaré – Com a intenção agora do tradicional Bloco do Jacaré do Açude Velho de voltar às ruas na terça-feira, 13 de fevereiro, a Prefeitura de Campina Grande manteve reunião com os dirigentes da agremiação, na manhã desta quarta-feira, 17. Os secretários Tâmela Fama (Desenvolvimento Econômico) e Marcos Alfredo (Chefia de Gabinete) participaram do encontro.
Ficou acertado, após entendimentos a serem promovidos com o Ministério Público e as forças de segurança, apoio do Município a esse evento de rua, diante do compromisso de ajustes do horário e do percurso do bloco.
O último desfile do Jacaré do Açude Velho no Carnaval ocorreu no ano de 2019. O retorno este ano, com o apoio da Prefeitura, para Bruno Cunha Lima, é o símbolo da vitória do diálogo e do respeito do poder público municipal a todas as manifestações culturais da cidade. “Longe de proibir, mantemos nossa disposição de sempre: apoiar as iniciativas de interesse do Município”.