ARREMATE DO DIA – Ariano e o ladrão que subia pela escada
Quando ainda trabalhava no Correio da Paraíba, eu fui a Recife, em companhia de Raimundo Onofre, entrevistar Ariano Suassuna, à época secretário de Cultura de Pernambuco.
Quando terminou, fomos tomar um café e ele contou sobre uma história que tinha acontecido com ele, quando ainda morava num sobrado conjugado, antes de se mudar para Poço da Panela.
Certo dia, Ariano resolveu contratar uns funcionários para pintar a frente de sua casa. Eles começaram pela manhã, mas não conseguiram terminar naquele dia, e, à tardinha, ao saírem, perguntaram onde deveriam colocar a escada, vez que a casa não tinha um beco. Ariano, mesmo a contragosto da esposa Zélia, disse que poderiam deixar ali mesmo na frente da casa.
De madrugada, Zélia acordou com o barulho de alguém subindo a escada e alertou Ariano, que se levantou e foi ver. O quarto do casal era no 1º andar. Então, quando ele pôs a cabeça fora da janela, deu de cara com um sujeito subindo a escada, e disse rápido: “Boa noite, seu ladrão!” O sujeito tomou um susto grande e caiu da escada. Resultado: Ariano ainda teve que levar o sujeito pro hospital.