“Até comandante admite falta de efetivo para combater violência mas governador não nomeia os concursados”
Os concursados da Polícia Militar que, há meses, lutam por suas nomeações, lamentaram as cenas de faroeste girassol verificadas na madrugada de sábado (dia 23) ,quando bandidos tocaram o terror aos moradores do Bessa, com explosão e assalto a banco e barricada numa das principais avenidas do bairro. E lembraram que uma das razões para o aumento da violência é o efetivo reduzido de policiais.
“O próprio comandante admitiu inferioridade do efetivo para enfrentar os bandidos. E mesmo assim, o governador vem se recusando a nomear os concursados”, afirmaram. Enquanto o Governo da Paraíba não contrata os concursados, sequer para suprir as vagas abertas com aposentadorias e mortes, “o Ceará abriu edital pra 4.200 homens, quase a metade do atual efetivo da Paraíba, de pouco mais de 8 mil policiais”.
Pernambuco vem, desde 2009, fazendo concursos pra aumentar o seu efetivo policial, no total já chega a mais de 6 mil pra reforçar a instituição: “Em breve, irão pra reserva mais de 800 policiais militares na Paraíba, então se a situação está ruim e não for tomadas providencias emergenciais pra repor esse efetivo, vai ficar muito pior!”
Dados – Segundo os dados das Secretarias de Seguranças do Nordeste, “o efetivo da Polícia Militar do Estado da Paraíba funciona, atualmente, com quase menos da metade do efetivo necessário com base na Lei Complementar 87/2008 (que estabelecia em 2008 um contingente de 17.933 policiais), e a tendência é reduzir ainda mais, pois de 2016 para 2017.
E o que aconteceu em outros Estados? Em Pernambuco, o Governo do Estado contratou mais de 9 mil homens e mulheres nos últimos anos e, em 2016, promoveu um concurso com 1.500 vagas inicialmente. Mas, já anunciou a contratação de pelo menos mais três mil policiais.
No Rio Grande do Norte, o Governo do Estado convocou todos os aprovados no último concurso e, nos próximos meses, estará anunciando um edital para contratação de mais três mil policiais. No Ceará, todos os aprovados nos últimos concursos foram contratados, inclusive os suplentes. No Maranhão, igualmente, o Governo do Estado contratou todos os aprovados nos últimos concursos.
Confira vídeo do governador prometendo contratar cinco mil novos policiais…