Balanço do 2º dia: PT fica com Ricardo e PTB, PP e PEN seguem com Cássio
O segundo dia do pós-operatório das eleições de primeiro turno, marcado por muitos entendimentos de bastidores, trazem o primeiro balanço das alianças de segundo turno. Como previsto, nessas primeiras 48 horas, os candidatos Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB) cuidaram de manter os apoios que já detinham.
Assim, o PT de Luciano e Lucélio Cartaxo confirmaram o apoio a Ricardo, da mesma forma que PTB, PP, PR e PEN oficializaram a manutenção da parceria com o senador Cássio. Na verdade, não houve baixas expressivas de um lado, ou de outro, o que bem denota o clima de incerteza quando ao desfecho da disputa em segundo turno.
A incógnita segue sendo o PMDB. Até onde a vista alcança, o partido se mostra dividido: há deputados que já sinalizaram pelo apoio a Cássio, como Manuel Júnior, Gervásio Filho e Trócolli Júnior. Mas, há indícios de apoios a Ricardo, através do senador Vital Filho. A dúvida fica em torno do senador eleito Zé Maranhão, que anuncia às 11h de hoje o seu posicionamento e, certamente, do partido.
É praticamente certo que o partido não pretende adotar a neutralidade na disputa.