Deputado rebate secretário e afirma que Governo RC maquiou números da violência na Paraíba
O deputado Janduhy Carneiro praticamente jogou o secretário Cláudio Lima (Segurança) nas cordas, na manhã fria desta quinta-feira (dia 14). O parlamentar voltou a acusar o Governo Ricardo Coutinho de maquiar os números da violência na Paraíba, que foram anunciados recentemente. Pelos números do Governo, os índices de criminalidade teriam diminuido no Estado. “Está claro que isto não é verdade!”, disse Janduhy.
Janduhy deu, inclusive, um exemplo: “Ora, no ano passado, mais de 53 mulheres foram assassinadas na Paraíba, mas essas crimes não constam do relatório que o Governo Ricardo Coutinho anunciou, há poucos dias, em tom de comemoração, afirmando que a violência estava caindo na Paraíba, e se vê que esses números não batem com a realidade. João Pessoa segue sendo a segunda cidade mais violenta do Brasil.”
Ele voltou a lembrar que, segundo “números confiáveis do Ministério da Justiça e também do Ministério da Saúde, há na Paraíba mais de 80 mortes por cada grupo de 100 mil pessoas, isto representa um número maior do que o ocorre no Iraque, onde esse número não passa de 65 por grupo de 100 mil iraquianos”. O deputado chegou, inclusive, a propor um minuto de silêncio, última quarta, na Assembléia, quando deu a informação.
Aliás, na última quarta, o secretário Cláudio Lima chegou a polemizar com o ex-deputado Gilvan Freire, no programa Polêmica Paraiba. Gilvan revelou ter ouvido de um delegado que o Governo vem maquiando os números da violência. Agora, a informação é ratificada pelo deputado Janduhy Carneiro. A denúncia é realmente grave e exige uma posição clara e insofismável do secretário. Afinal, a violência das ruas parece desmentir os números anunciados pelo Governo RC.