Dom Agapito lançado em Lisboa
O livro “O Incrível Testamento de Dom Agápito” foi lançado, na tarde deste sábado (dia 7), no Centro Cultural do Fnac Vasco da Gama, em Lisboa (Portugal). Trata-se do primeiro romance do jornalista Hélder Moura e narra as aventuras de dois portugueses, pai e filho, que fogem para o Brasil após um crime cometido em Óbidos, e se estabelecem numa cidade do interior do País.
Em sua apresentação, a editora responsável Rosa Machado enfatizou “os laços que se estabelecem, a partir de agora, entre a Chiado Editora e o Brasil, através do livro do escritor brasileiro Hélder Moura”. Rosa enfatizou que Chiado “já é maior editora do País em lançamento de escritores contemporâneos de língua portuguesa, e Hélder passa agora a integrar o nosso catálogo”.
O jornalista explicou que o livro foi publicado em Portugal “por uma conjugação de fatores favoráveis, mas que terminou por se harmonizar com o fato da história ter começado em Óbidos”. Lembrou que o Nordeste foi uma das regiões do País que mais sofreram influência portuguesa, “então, é também uma volta às nossas raízes culturais, e o resgate de muitos costumes, inclusive políticos”.
O livro deverá chegar até o final de julho às livrarias brasileiras, através da rede Fnac. Estão previstos lançamentos em João Pessoa e Campina Grande, até o mês de agosto, e ainda em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Há ainda a previsão de edições em espanhol e inglês, provavelmente ao longo do próximo ano.