Em aberto: pesquisa Opinião dá empate técnico entre Romero, Daniela e Tatiana em Campina
Nem o mais otimista dos aliados do prefeito Veneziano imaginaria um cenário assim. Os números da última pesquisa Opinião (PBAgora) mostram um empate técnico entre os candidatos Daniela Ribeiro (13,8%), Romero Rodrigues (11,8%) e Tatiana Medeiros (10%), na consulta espontânea, aquela que aponta o voto já consolidado.
A julgar os números como verdadeiros, a disputa em Campina está inteiramente em aberto. Porém, há um dado a observar. A esta altura, não há como negar que o fato novo das últimas pesquisas tem sido o crescimento meteórico da candidata do PMDB, ela foi a última a ser lançada e contra dois nomes fortes, já consolidados na disputa pela Prefeitura.
É compreensível que o apoio do prefeito Veneziano seja capaz de ancorar fortemente uma candidatura, num projeto de reeleição, ou continuidade. Mas, a ex-secretária era (e ainda é em alguns bolsões) desconhecida da maioria dos eleitores. Diferente de Romero e Daniela que estão em campanha, talvez desde a última eleição municipal.
O desempenho flagrado pela pesquisa parece mostrar, de um lado, o potencial da ex-secretária de Saúde, que foi muito contestada quando seu nome foi ventilado para a disputa. Inclusive dentro do seu próprio partido. Depois, revela que o prefeito Veneziano realmente tem formidável poder de transferência, talvez inspirado na performance de sua gestão.
É prudente esperar pelas próximas pesquisas, especialmente depois das convenções, quando haverá a consolidação das chapas, com a indicação dos candidatos a vice e a formatação das alianças. Resta aguardar como irá se comportar a candidata do PMDB, para verificar se ela ainda terá espaço para crescer, ou se já terá atingido seu teto.