Ex-secretário critica Governo RC por ferir autonomia da UEPB
O professor Fernando Abath Cananéa, ex-secretário de Educação do Estado, criticou, esta manhã, a iniciativa do Governo Ricardo Coutinho de ferir o princípio da autonomia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que vem provocando uma crise interna na Instituição.
Abath fez essa declaração, a comentar notícia do Blog tratando de uma decisão do diretor do Centro de Humanidades, do Campus de Guarabira, Belarmino Mariano Neto, de se desfiliar do PSB, em protesto contra o que considerou uma arbitrariedade do Governo do Estado em relação à Universidade.
Disse Abath: “A autonomia de uma universidade é fator preponderante e o maior de seus valores, pois sem autonomia, técnica, científica, administrativa e financeira, essa instituição de ensino não poderá produzir conhecimento livre.”
Adiante o ex-secretário, mestre em Educação, complementa: “ É inadmissível e inaceitável o que está se fazendo com a UEPB. Minha solidariedade aos docentes, técnico-administrativos e discentes dessa conceituada universidade paraibana.”
No início do Governo RC, quando foi nomeado secretário de Educação, Abath era considerado um dos melhores quadros da gestão que se iniciava. Porém, um mês e meio depois, Abath deixou o Governo, alegando problemas de saúde, em meio aos caos que se instalou após demissão de milhares de servidores.