FICOU EM ABERTO João se encontra “por acaso” com Lula mas não definem estratégia para 2022
Foi um encontro rápido, mas o suficiente para o governador João Azevedo questionar o ex-presidente Lula sobre como pretende acomodar adversários locais num palanque único, na Paraíba, durante as eleições do próximo ano.
E Lula preferiu não se aprofundar, chegando a afirmar, contudo, que, no passado, chegou a dialogar com diversas lideranças da Paraíba, como Zé Maranhão, Ricardo Coutinho e até Cássio Cunha Lima, em diferentes momentos. E poderá fazer o mesmo em 2022.
O que chama atenção é que, até o momento, Lula já convocou para conversar o ex-governador Ricardo Coutinho, o senador Veneziano Vital do Rego e o ex-prefeito Luciano Cartaxo. Todos críticos de João. A senha seria a união de todos para oferecer um palanque ao petista nas eleições do próximo ano.
O que ficou apenas, afora um abraço cortês, foi a sinalização para um futuro encontro, já que, até agora, João Azevedo não foi convidado para uma esperada reunião com o petista, de forma a definir a geografia do palanque com ou sem sua participação. A princípio, o encontro dos dois ocorrerá quando de uma visita de Lula à Paraíba.
Durante o rápido diálogo, na manhã desta quarta (dia 25), em Natal, por ocasião da reunião do consórcio de governadores do Nordeste, a pauta principal foi a venda de ativos da Petrobrás. Lula chegou a dizer à Imprensa, que estava na reunião foi apenas cumprimentar os governadores e tudo ocorreu “por acaso”, já que se encontrava em Natal.
Durante a reunião, João afirmou afirmou que a Paraíba exercerá a preferência de aquisição das ações pertencentes a Petrobras com a venda da Gaspetro que possui participação em 19 companhias de gás do País, como a PBGás.
“No nosso caso, a intenção é de exercer a preferência de aquisição dessas cotas e fortalecer a PBGás para que ela continue prestando os serviços, ampliando os investimentos. Nós temos projetos de expansão e queremos colocá-lo em prática”, arrematou.
Governadores – Participaram da reunião, esta manhã, em Natal, os governadores Eliane Aquino (Sergipe), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Flávio Dino (Maranhão), Renan Filho (Alagoas), Wellington Dias (Piauí), além dos vice-governadores Antenor Roberto (Rio Grande do Norte), Luciana Santos (Pernambuco).
Também participaram Carlos Gabas, secretário executivo do Consórcio Nordeste, e o subsecretário Sérgio Caetano.