Governador sai na vantagem com novos deputados
A Assembleia dará posse, nos próximos dias, a quatro novos deputados e deve alterar a geografia política da Casa. Operação que deve beneficiar o governador Ricardo Coutinho. Como se sabe, RC estava em minoria na Casa e vinha amargando derrotas seguidas. A última matemática de sua bancada apontava apenas 10 deputados (talvez nem tanto).
Pelo que se viu nas últimas votações, a bancada governista tem como certos apenas os deputados: Antônio Mineral, Domiciano Cabral, Eva Gouveia, Genival Matias (de saída), Gilma Germano, Hervázio Bezerra, João Henrique, Lindolfo Pires, Léa Toscano e Tião Gomes. Além dos apoios eventuais de João Gonçalves e Toinho do Sopão (licenciado).
Com a mudança na configuração da Casa, RC ganha de prima dois deputados: Iraê Lucena, que substitui Guilherme Almeida (de oposição) e Jutahy Menezes, que herdará a cadeira de Luciano Cartaxo, que integrava a vibrante bancada petista, oposicionista oposição. Jutahy já afirmou que ficará com o Governo. Assim, a bancada de certos deverá ia a 12, afora os eventuais.
Carlos Batinga (substituto de Francisca Mota) e Ivaldo Morais (André Gadelha), que também irão tomar posse, deverão manter o comportamento político dos antecessores. No resumo da ópera, se vê que, apesar de sair na vantagem, o governador continuará sem maioria na Casa. A menos que tenha uma carta na manga com algum infiltrado nas oposições.