O candidato Anísio Maia (PT) segue vencendo a disputa contra o também candidato Ricardo Coutinho (PSB). O Tribunal Regional Eleitoral, através pelo desembargador-substituto Roberto Gonçalves Abreu, acaba de referendar decisão do juiz Fábio Leandro (64ª Zona Eleitoral) mantendo a chapa Anísio e Percival Henrique (PCdoB), o que exclui o nome do petista Antônio Barbosa da chapa de Ricardo Coutinho.
Na sua decisão, Fábio Leandro havia considerado regular “os atos partidários da Coligação Unidos por João Pessoa, formada pelos partidos PT e PC do B, estando habilitada para disputar o cargo de prefeito e vice-prefeito, nas eleições de 15 de novembro de 2020”.
Ainda segundo o magistrado, “pela cronologia dos fatos, nitidamente, se constata que a Direção Nacional do PT atropelou o devido processo legal sem oportunizar aos interessados o direito fundamental do contraditório, estando a decisão que anulou parcialmente a convenção do PT municipal eivada de vícios intransponíveis”. Aquele foi o primeiro round da disputa.
Intervenção – Tudo começou quando, após a convenção do PT que homologou a chapa Anísio e Percival, a direção nacional decidiu intervir para obrigar o partido compor com o candidato Ricardo Coutinho (PSB) que, logo depois, formalizou a indicação do petista Antônio Barbosa, como seu vice.
A partir dai se instalou uma anomalia jurídica, com o PT integrando duas chapas: uma encabeçada por Anísio, outra com Barbosa na vice de Ricardo Coutinho.