Ibope: a vitalidade de Lula e a possibilidade de um 2º turno contra Bolsonaro
A verdade é que realmente impressiona a vitalidade eleitoral do ex-presidente Lula, a julgar pelas pesquisas Datafolha e Ibope, esta publicada neste final de semana, mostrando o petista à frente na corrida para a Presidência. E ainda mais curioso é que, apesar da maioria dos brasileiros louvar a atuação do juiz Sérgio Moro, parece que não se incomoda com a condenação imposta por Moro a Lula.
Segundo o Ibope, Lula vem com 35% da intenção de votos dos brasileiros, seguido à distância pelo deputado Jair Bolsonaro (15%) e Marina (com 11%). Ainda segunda a pesquisa, o governador Geraldo Alckmin, o apresentador Luciano Huck, o prefeito João Dória e o ex-ministro Ciro Gomes viriam com percentuais entre 3% 3 5%. Ou seja, nesse cenário, Lula nada de braçadas.
Outro detalhe relevante é que, havendo um eventual segundo turno, a disputa seria, de acordo com os números, seria entre Lula e Bolsonaro. De resultado imprevisível. Afinal, não dá pra antecipar , na hipótese de Lula ser o candidato e os dois irem para o segundo turno, como os dois chegarão para o embate de uma eventual prorrogação.
Duas mil pessoas foram ouvidas pelo Ibope em todo o País.