Manchete de jornal oficial liga o alerta na Prefeitura sobre uso político na campanha
A principal manchete de 11 de agosto do jornal A União, veículo oficial do Governo do Estado, poderia ter passado despercebida, não fossem as lentes do prefeito Luciano Cartaxo. Diz a manchete: “CGU muda regra para fiscalizar verba federal”, com ante título “João Pessoa será inspecionada este semestre”. O alvo é claramente a Prefeitura de João Pessoa.
E o curioso é que o registro do jornal oficial vem precisamente num momento em que as relações do governador Ricardo Coutinho com o prefeito Ricardo Coutinho passam por um estranhamento, ante o iminente lançamento de candidato próprio do PSB a prefeito. Exatamente para enfrentar Cartaxo, aliado decisivo na disputa de 2014.
Outra curiosidade é o destaque dado a uma informação que é meramente protocolar. Faz parte da rotina da Controladoria Geral da União o cotejamento de informações quanto à aplicação dos recursos federais, entre o que é informado pelos gestores e o que os auditores averiguam. E esse foi o raciocínio de auxiliares próximos do prefeito.
A orientação no bunker petista é, a partir de agora, manter vigilância maior quanto à linha editorial do jornal, para identificar, “se for o caso”, eventuais abusos em favor do esquema do governador Ricardo Coutinho, em detrimento de pretensos adversários políticos. “Ou seja, vamos acompanhar o uso político do jornal oficial, numa eleição que, aliás, ainda nem começou”, disse um assessor ao Blog.