Governo RC não parou: cidade está em pé de guerra com o iminente fechamento de mais uma escola estadual
Engana-se quem pensa que o governador Ricardo Coutinho encerrou sua ofensiva de fechamento de escolas públicas na Paraíba. Há poucos dias, uma reunião de professores com representantes da 7ª Gerência Regional de Ensino deixou alunos, pais de alunos e servidores de Coremas em pé de guerra. Durante a reunião foi praticamente antecipado o fechamento da Escola Estadual Cônego Bernardo.
O Blog conseguiu contatar com a professora Eliene Ferreira, diretora da escola, que confirmou a reunião, mas afirmou que ainda não foi comunicada oficialmente de uma eventual decisão sobre o fechamento do educandário: “Estamos aguardando a resolução da Gerência Regional. Há muitos comentários na cidade, as pessoas estão aflitas, mas não podemos confirmar ainda o que irá acontecer.”
Pais de alunos que acionar o Blog demonstram intensa indignação com o iminente fechamento da escola, que tem cerca de 300 alunos. Com o seu fechamento, os estudantes terão que ser remanejados para outras escolas rede pública estadual. O caso ter repercutido muito nas redes sociais, apesar do Governo do Estado ainda não ter se posicionado oficialmente.
“Estamos apelando à Imprensa, porque se for noticiado e ganhar repercussão, então é bem possível que o governador (Ricardo Coutinho), sob pressão, decida recuar, como aconteceu recentemente com outras decisões precipitadas que ele tomou”, disse um pai de aluno ao Blog.
Fechamento – Não se sabe ao certo, até porque o Governo não divulga, mas o fato é que mais de 230 escolas foram fechadas na Paraíba sob gestão Ricardo Coutinho. Para se ter uma ideia do prejuízo causado à educação pública no Estado, um estudo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) revelou que, no período entre 2012 e 1013, o número de matrículas na rede estadual caiu 25,34% na Paraíba. Foram mais de 87 mil jovens fora das salas de aulas.