O Brasil Plural de Moaci
Mais um paraibano brilha em Brasília. O professor Moaci Carneiro, conhecido por vários livros já lançados, acaba de ser destaque na prestigiada revista Brasileiros de Raiz, com uma extensa reportagem sobre a coleção Brasil Plural, da lavra de Moaci e a Maria do Socorro Carneiro. O livro já se encontra, inclusive, no circuito comercial de livros didáticos do País.
A coleção Brasil Plural foca, segundo Moaci, “a aprendizagem da história e da Cultura Indígena em uma dimensão de conteúdos leves e lúdicos, curiosos e construtivos, informativos e indutivos, ensejando aos alunos das escolas de educação básica no País a oportunidade de entenderem o que a Constituição de 1988 e a legislação infraconstitucional indicam quando asseguram aos índios no Brasil o direito de permanecerem índios, ou seja, serem reconhecidos como eles mesmos, com suas línguas, culturas, tradições, mas, igualmente, como importantes protagonistas de nossa história. ”
Na reportagem, os editores da revista destacam: “Nós apoiamos o projeto desde que tomamos conhecimento de sua existência e acreditamos que ele terá fundamental importância para que as futuras gerações de brasileiros tenham uma visão mais real e correta dos Povos Indígenas, desempenhando papel importante na construção de uma sociedade menos preconceituosa, que respeite, se orgulhe e contribua para a preservação da cultura indígena, a única raiz étnico cultural verdadeiramente brasileira.”
Moaci Carneiro, atualmente, exerce a função de secretário executivo do escritório de representação institucional do Governo da Paraíba.