PB na contramão: Veneziano acusa RC de prejudicar mais de 700 mil lares nas contas de energia
O ex-prefeito Veneziano decidiu ligar a tomada para criticar o governador Ricardo Coutinho em alta tensão. Segundo Veneziano, o governador prejudicou mais de 700 mil lares de paraibanos, com a Lei 9.933, que altera as faixas de cobrança do ICMS e termina por anular em até 50% a redução das contas de energia que foi decretada pela presidente Dilma.
De fato foi um deslize cometido pelo nosso ínclito, preclaro e insigne governador, no apagar das luzes do ano passado. Foi como decidisse se antecipar ao decreto da presidente Dilma, impondo aos paraibanos uma carga tributária elevada para algumas faixas de consumidores, que passaram de 17% de ICMS para 27%, incluindo ai os 2% do Fundo de Combate à Pobreza.
O governador chegou a afirmar que a sua lei, na verdade, iria beneficiar os pequenos. Mas, então se descobriu que ele estendeu a isenção de ICMS para quem consome até 50 Kw, que é uma parcela pequena da população. Cálculos realizados por técnicos da Aneel desmentiram o governador, ao comprovar como a Lei 9.933 prejudica mais de 700 consumidores, com aumento da tributação.
O ataque elétrico do ex-prefeito Veneziano pode ser enxergado como uma antecipação da campanha de 2014, quando os dois deverão se enfrentar nas urnas. Mas, até onde a vista alcança, foi o próprio govenador quem elegeu Veneziano seu adversário, antecipando a campanha, ao ir a Campina, no dia seguinte à posse do prefeito Romero Rodrigues, fazer política com máquinas do DER, sob o pretexto de tirar o lixo da cidade.