PENSAMENTO PLURAL A crise que o cinema não esperava e o crescimento exponencial do Vod, por Alek Maracajá
Em seu mais recente artigo, “A crise que o cinema não esperava e o crescimento exponencial do Vod”, o analista de mídias digitais Alek Maracajá trata do fenômeno que vem se registrando nesse período da quarentena por conta do coronavírus. Vod, no caso, são os vídeos por demanda. Ou seja, a irresistível tendência da passagem do cinema para o streaming que, segundo Alek, “está apenas começando”. Confira a íntegra…
Do cinema ao streaming: a economia do VoD ( vídeo on demand ) está apenas começando
A crise do coronavírus “matou” as salas de cinema e deu um turn on na TV conectada para muitos brasileiros. Embora a produção de novos títulos também esteja prejudicada pelas medidas de contenção ao novo coronavírus, a tendência de crescimento dos serviços de entretenimento on demand já era uma realidade antes mesmo da pandemia. Veja:
Uma pesquisa da PwC já apontava um movimentação global no setor de entretenimento de US$ 2,23 trilhões em 2021, com muitos desses trilhões impulsionados pelo streaming. Porém, a realidade de uma economia on demand vem desenhando um cenário cada vez mais sólido com a crise do coronavírus.
De acordo com dados da Netflix, só no primeiro semestre de 2020 foram registrados mais de 15 milhões de novos assinantes, o que corresponde a um aumento de 23% em relação ao mesmo período de do ano passado.
Ao mesmo tempo em que assistimos os números da Netflix e do tráfego de dados aumentarem exponencialmente, vemos o esforço, por exemplo, das operadoras de telefonia que já ofertavam serviços de tv por assinatura e streaming de conteúdo sob demanda na busca por novas formas de se aproximar do público, gerar valor e personalização da experiência.
O outro lado da moeda é a infraestrutura da banda larga no país. Com mais pessoas em casa, o volume de acessos aumenta, mas não necessariamente a velocidade da conexão, o que tornou ainda mais latente a necessidade de investimentos para evitar os impactos negativos do aumento do tráfego.
De acordo com uma matéria da @proxxima, o aumento da demanda provocou uma série de queixas por parte de clientes de operadoras. Entre os principais problemas relatados estavam: serviço de internet (87%); falhas gerais (7%) e somente serviço de televisão (4%).
O crescimento do tráfego, as novas preferências e hábitos do consumidor, assim como a deficiência da nossa infraestrutura de transmissão de dados são apenas alguns dos pontos cruciais do novo momento que vivemos. A economia do on demand está apenas começando. Um mercado novo, cheio de desafios e muitas oportunidades.