Pesquisa Ipespe: Cartaxo impõe 100 mil votos sobre Cícero
A última pesquisa Ipespe/Jornal da Paraíba, sobre a corrida eleitoral em João Pessoa, traz uma diferença de aproximadamente 100 mil votos do candidato Luciano Cartaxo (PT) sobre o tucano Cícero Lucena. Segundo a pesquisa, Luciano teria 52% da intenção de votos, seguido à distância por Cícero, com 27%, registrando ainda 11% de brancos e nulos, além de 10% de indecisos.
Mas, quando se computam apenas os votos válidos, Luciano vai a 65% contra 35% de Cícero. Considerando que a abstenção atingiu 15,17% no primeiro turno (71 mil votos) e esse percentual poderá se repetir no segundo, descontando ainda os brancos e nulos, a diferença entre eles, a preço de hoje, atinge cerca de 100 mil votos, em favor do petista. Detalhe: João Pessoa tem 480.237 votos.
Na virada do primeiro turno, como se sabe, Luciano Cartaxo obteve 38,32% (142 mil votos), enquanto Cícero alcançou 20,27% (75 mil). Naquele momento, a diferença entre eles foi de aproximadamente 67 mil votos. Hoje, segundo o Ipespe, Cartaxo teria cerca de 214 mil votos contra 115 mil atribuídos a Cícero. Ou seja, desde 7 de outubro, ambos cresceram, mas Cartaxo avançou muito mais.
O petista se beneficia, inicialmente, de ter vencido o primeiro turno, com larga margem. Isso tem um efeito psicológico importante para os desdobramentos de segundo turno em termos de expectativa de vitória e adesões. Além do mais, pelo menos até agora, não ocorreu nenhum fato novo bombástico, capaz de provocar mudanças no quadro de forma relevante.
A menos que aconteça algo extraordinário até 28 de outubro, Cartaxo deverá impor uma vitória maiúscula sobre o senador Cícero Lucena nas urnas de segundo turno.