PMDB e PT a um passo da aliança na proporcional
Com a remoção dos últimos obstáculos para a celebração da aliança do PT com o PMDB na proporcional, é bem possível que os dois partidos comam a canjica de São João juntos e misturados. O primeiro deles, obviamente, foi a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular decisão do TSE, que reduzia a bancada de federais (em dois) e estaduais (em seis) na Paraíba.
O outro obstáculo, que era a resistência dos petistas em compor com o PMDB, foi grandemente minimizado após a reunião da direção estadual com o Ruy Falcão, presidente nacional do partido. Ruy foi claro: a prioridade do partido é o projeto de reeleição da presidente Dilma, e questões menores não podem criar dificuldades para manter a aliança com o PMDB, vital aos planos de Dilma.
Ficou mais fácil. A decisão da nacional imediatamente repercutiu na Paraíba. Alguns militantes diretamente interessados com o deputado Frei Anastácio já reagiram ao sinal. Para Anastácio “foram criadas as condições para a celebração da aliança, e creio que agora possamos fechar na proporcional e trabalhar a manutenção de nossa bancada, e vamos pra lutar eleger Veneziano e Lucélio”.
Segundo Charlinton Machado, presidente estadual do PT, “destacou-se nessa reunião, também, a necessidade de avançar na agenda programática entre os partidos: PT, PMDB, PSC, PTC , PR e outros da base de sustentação do nosso projeto nacional. Em relação as alianças proporcionais, decidimos que caberá a cada partido, nos prazos previstos das suas convenções, aprofundar o diálogo, buscando assim construir o melhor formato de suas alianças, sempre preservando suas estratégias de fortalecimento de bancadas (estaduais e federais)”.
Reunião do PMDB – A cúpula estadual do PMDB manteve reunião, essa quinta-feira (dia 19), na residência do ex-governador Zé Maranhão. Os principais pontos de pauta foram a manutenção da candidatura de Veneziano ao Governo do Estado, e a aliança proporcional com o PT. Dirigentes dos dois partidos, PMDB e PT, devem se reunir nas próximas horas para bater o martelo.