PREAMAR Governo libera R$ 10 milhões para implantação de programa sustentável em 133 quilômetros do litoral
As praias do litoral paraibano vão receber investimentos, para conter o avança do mar. O governador João Azevedo assinou, nessa segunda (29/01), acordo para a ampliação do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas, o Preamar. O programa deverá se estender por cerca de 133 quilômetros da costa.
A ação passa a contar com R$ 10 milhões de investimentos do governo estadual, que serão destinados ao diagnóstico e ao monitoramento ambiental de todo o litoral paraibano, visando à prevenção de erosão costeira, implantação de medidas necessárias para esta contenção e planejamento contra eventos climáticos extremos.
O acordo tem parceria do governo do Estado, por meio da Cinep (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba), o Instituto Federal da Paraíba e o Polo de Inovação do IFPB, por meio da Funetec (Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba), além do Ministério Público Federal.
Preamar – O programa nasceu a partir da proposta de instalar recifes artificiais marinhos, desenvolver áreas temáticas para o mergulho contemplativo e restaurar ecossistemas coralíneos naturais. Essas iniciativas visam não apenas auxiliar na recuperação da biodiversidade, mas também promover o turismo náutico e subaquático sustentável, contribuir para o manejo da pesca na Paraíba, além de promover diversas outras ações socioambientais.
O objetivo do Preamar é realizar um diagnóstico ambiental que possibilitará a compreensão dos fenômenos naturais, do uso e da ocupação do solo e do ambiente marinho, além de identificar as vulnerabilidades presentes nos municípios litorâneos da Paraíba, a longo prazo. O mapa final de intervenções contendo a indicação das medidas corretivas para as obras de proteção serão entregues em um ano e oito meses após a esta assinatura.