Procurador diz que nunca viu uma política voltada à segurança como no Governo RC
O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, surpreendeu ao rasgar elogios ao Governo Ricardo Coutinho e declarar, durante solenidade de entrega de viaturas da Polícia Civil, nunca ter visto “uma política de governo voltada à segurança pública como hoje”. Na ocasião, fez questão de entregar, de forma simbólica, quatro viaturas de Itabaiana.
Adiante, emendou ainda em relação ao Governo RC: “No sistema de segurança da Paraíba hoje o que vimos são coisas verdadeiras, pé no chão, sem nenhuma mágica.” As declarações seguem linha similar à adotada pelo governador que, no dia anterior, disse na presença do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) que a Paraíba está reduzindo os índices de violência.
Disse ainda: “O sistema de segurança não é feito só de viaturas e armamentos, mas de material humano. E mais: o sistema de segurança não é mais só responsabilidade do estado. Hoje, o Ministério Público tem a obrigação de dar este apoio”. As declarações do procurador foram, inclusive, reproduzidas no próprio site do Ministério Público da Paraíba (veja em http://bit.ly/YIDdeC).
Há tempos não se via, na Paraíba, um procurador-geral de Justiça tão afinado com um governador. Oswaldo tem participado de todas as solenidades no Palácio da Redenção. De tal forma é a afinidade com Ricardo Coutinho, que Oswaldo tem tido seu nome insistentemente lembrado como o próximo desembargador a ser nomeado pelo governador.
Matéria na íntegra: “Sem integração não é possível ter bons resultados e é nisso que entra o papel importante que vem sendo desempenhado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB)”. Foi o que destacou em seu discurso o secretário da Segurança e Defesa Social do governo paraibano, Cláudio Coelho Lima, no final da manhã desta quinta-feira (9), durante solenidade realizada no Palácio da Redenção, em João Pessoa, para a entrega de 75 novas viaturas para a Polícia Civil da Paraíba.
“Só temos a agradecer o apoio e a parceria do Ministério Público, que está no caminho certo em sua atuação. O Ministério Público tem que tratar o crime com sua força, sempre em defesa da vida. E vamos continuar trabalhando juntos, de forma integrada”, completou o secretário na solenidade comandada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e que teve a participação do procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
Na solenidade, foram entregues 75 veículos, sendo 25 Pálios Wekend, 1.6, de quatro portas, e 50 Chevrolets Spin, 1.8, também de quatro portas. Desse total, 26 ficarão em João Pessoa e 14 em Campina Grande. Outras cidades agraciadas com as novas viaturas: Guarabira, com seis; Monteiro, três; Patos, cinco; Itaporanga, duas; Catolé do Rocha, três; Cajazeiras, quatro; Itabaiana, quatro; e Princesa Isabel, duas; além de veículos para a Corregedoria da Polícia Civil e para Instituto de Polícia Científica de Guarabia.
O procurador-geral Oswaldo Trigueiro foi o responsável pela entrega simbólica de quatro viaturas que irão para a cidade de Itabaiana. “Este é um momento de se honrar compromissos. Pois nunca vi uma política de governo voltada à segurança pública como hoje. Vejo em cada policial e delegado o diálogo, a credibilidade. No sistema de segurança da Paraíba hoje o que vimos são coisas verdadeiras, pé no chão, sem nenhuma mágica”, discursou o procurador-geral, fazendo um destaque: O sistema de segurança não é feito só de viaturas e armamentos, mas de material humano. E mais: o sistema de segurança não é mais só responsabilidade do estado. Hoje, o Ministério Público tem a obrigação de dar este apoio”.
A solenidade no Palácio da Redenção também foi acompanhada pelos promotores de Justiça, João Arlindo e Francisco Lianza (secretário-geral da instituição).
Em fevereiro deste ano, o MPPB passou a integrar oficialmente o Comitê de Monitoramento de Gestores de Segurança e Defesa Social do Estado. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo procurador-geral de Justiça e o governador Ricardo Coutinho.
Com a assinatura do acordo, o MPPB designou 20 promotores de Justiça para atuarem junto a cada Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), conforme estabelecido no decreto governamental que regulamenta o artigo 3º da Lei Complementar 111, de 18 de dezembro de 2012. A assinatura do termo ocorreu durante reunião mensal de monitoramento dos gestores de segurança, quando o secretário Cláudio Coelho Lima apresentou o projeto ‘Paraíba Unida Pela Paz’ e os índices criminais do mês de janeiro.”
Mais no portal pb24horas http://bit.ly/ZSk60j.