Reprovação do Governo Dilma salta de 24% para 62%, diz Datafolha
A última pesquisa Datafolha trouxe números preocupantes para a presidente Dilma Rousseff. Segundo os dados do Instituto, a avaliação positiva de seu Governo despencou de 42% (em dezembro de 2014) para apenas 13%. Já a avaliação negativa do seu Governo, que era 24% (ainda em dezembro 2014) foi a 62%, nesta última pesquisa.
É o pior índice de reprovação de um governante, desde setembro de 1992, no auge do impeachment de Fernando Collor de Mello. Collor tinha, então, um índice de reprovação de 68%. Segundo a Folha de São Paulo, na gestão do ex-presidente Lula a sua pior taxa de aprovação foi de 28% (em dezembro de 2005), pouco antes da cassação do mandato do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, por envolvimento no Mensalão.
Congresso – O Datafolha também avaliou os índices em relação ao Congresso Nacional. A pesquisa revelou que 9% dos entrevistados consideram “bom” ou “ótimo” o desempenho de senadores e deputados federais no parlamento. Por outro lado, 50% dos entrevistados acreditam que a atuação dos parlamentares é “ruim” ou “péssima”.