Reprovado na Educação: Paraíba não alcança meta do Ideb e fica bem abaixo de João Pessoa e Campina
Os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), anunciados pelo Ministério da Educação e Cultura trouxeram duas notícias ruins para o governador Ricardo Coutinho. De um lado, os dados mostram que a rede municipal de ensino em João Pessoa conseguiu superar as metas do MEC, colocando a cidade como 4ª Capital com melhor desempenho no ranking.
De outro, o estudo mostra que a rede de ensino estadual apresentou um Ideb de 3,1 e não alcançou a meta proposta pelo MEC para 2015. A Paraíba ficou apenas em 19ª no ranking nacional dos Estados, à frente apenas de Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Bahia Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.
A Paraíba ficou, inclusive, distante das principais cidades do Estado, como João Pessoa e Campina Grande. Os estudantes de João Pessoa superaram a meta estabelecida para 2015, obtendo nota 4.6. Já os alunos da rede pública de Campina Grande obtiveram números melhores: eles foram de 4,3 (em 2013) para 4,7, em 2015.
Os números apresentados pelo MEC repercutiram em todo o Estado. Segundo o vice-prefeito Ronaldo Filho (Campina Grande), “o Governo Ricardo Coutinho não aumenta o contingente de alunos, faz de conta que o problema não existe ou não é com ele e pra completar, agora, é reprovado num quesito tão importante como Educação, e sem educação nunca conseguiremos combater verdadeiramente a violência.”
João Pessoa – Os dados do MEC mostram que aparece em 4º lugar ao lado de Recife (PE), no ranking da Capitais. O 1º lugar ficou com Teresina (PI), que obteve nota 6.1. No parâmetro nacional, Jampa ocupa o 10º lugar ao lado dos municípios de Belém (PA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).