Sancionada lei de Quintans pra amenizar assaltos a bancos
Após um ano de recorde no registro de ocorrências contra agências bancárias, o Governo do Estado decidiu sancionar projeto de lei do deputado Assis Quintans, que pretende reduzir a criminalidade no setor. A lei cria regras para o funcionamento das agências bancárias, visando assegurar a privacidade das operações e seguranã dos clientes.
Dentre as regras de segurança destacam-se a instalação de divisórias nos caixas eletrônicos de autoatendimento, sistema de monitoramento de imagens interligado com a polícia e a proibição de clientes usando chapéu, aparelhos eletrônicos, fones de ouvidos, óculos escuros e capacetes. Os bancos terão seis meses para se adaptarem à nova lei.
A lei também determina que os bancos devem fazer a segurança de terminais de autoatendimento que funcionem em outros locais, colocando vigilantes armados nesses pontos. As exceções nesse caso são os postos instalados dentro de empresas que possuem sistema próprio de segurança.
De acordo com levantamento do Sindicato dos Bancários da Paraíba, de janeiro até o dia 19 de dezembro foram registradas 128 ações criminosas contra bancos no estado. Foram 47 explosões, 17 assaltos, 35 arrombamentos, 18 tentativas frustradas e ainda 11 ‘saidinhas’ de banco.