Senador vai a ministro cobrar obras da Transposição na PB que estão paradas
As obras da Transposição do São Francisco foram anunciadas no Governo Lula, com promessa de serem concluídas em prazo recorde. Depois de um longo processo de negociação com os contra (a obra) e a licitação, foram enfim iniciadas. Mas, desde então, tem se desenvolvido a passos de tartaruga. Agora mesmo, encontram-se paralisadas.
Uma constatação que levou o senador Vital Filho, na tarde desta quarta (dia 4), ao Ministério da Integração precisamente para cobrar o reinício das obras, principalmente no chamado Eixo Leste, que beneficia a Paraíba, através de um ramal que passa por Sertânia (PE) e Monteiro. A ordem de serviço foi dada desde agosto e até agora, nada da obra.
A proposta do Consórcio Bacia do São Francisco, no valor de R$ 705,2 milhões, foi a ganhadora da licitação. O grupo vencedor é formado pelas empresas SA Paulista e FBS Construtora, que já deveriam er iniciado as obras. O ministro Francisco José Coelho, no entanto, assegurou ao senador que a SA Paulista já está se mobilizando para vir à Paraíba, “após superar problemas de recursos na Justiça”.
Tomara, porque, como sabemos, o ex-ministro Fernando Bezerra esteve uma dúzia de vezes na Paraíba anunciando o início das obras, que nunca saíram do papel.