VEJA VÍDEO Senador diz que águas do São Francisco só devem chegar a Boqueirão na 2ª quinzena de abril
A previsão mais recente é que as águas do São Francisco cheguem efetivamente à Barragem de Boqueirão, na segunda quinzena de abril. Pelo menos foi o que garantiu o secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua de Deus Andrade, ao Ministério Público da Paraíba, em Monteiro, durante os festejos carnavalescos.
Durante o Carnaval, o senador Cássio Cunha Lima chegou a postar em redes sociais um vídeo com a chegada das águas à estação de bombeamento EBV06, que é a última antes de serem despejadas no leito do Rio Paraíba, nas proximidades de Monteiro, quando descerá por gravidade até Boqueirão. “Logo que o reservatório atingir a cota, a água transbordará para o Rio Paraíba”, disse o senador.
Boqueirão, como se sabe, é responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e de mais 19 cidades do Compartimento da Borborema, compreendendo mais de um milhão de habitantes que, atualmente, experimentam as agruras de um longo racionamento, além de consumirem uma água de qualidade duvidosa, já que o abastecimento está sendo feito com águas do chamado volume morto.
Boqueirão está com menos de 4% de sua capacidade. Com o bombeamento da Transposição, nos próximos 45 dias, serão lançados no Rio Paraíba para abastecer a barragem cerca de 13 metros cúbicos por segundo, a partir de Poções (Monteiro), num percurso previsto estimado de 45 dias.
Segundo o senador, que tem acompanhado de perto o andamento das obras, resta torcer para que Boqueirão suporte as próximas semanas com abastecimento. Será preciso manter um racionamento severo, “sempre com o risco da água ficar imprópria para o consumo humano”.