Dilma cresce mais e vence Aécio e Campos (com Marina e tudo) no 1º turno

A casa nova pesquisa vai se consolidando o que se suspeitava: a presidente Dilma foi de fato quem melhor fez a leitura das ruas nos protestos de junho. Depois de ter caído a índices preocupantes de aprovação, Dilma tem se recuperado de uma forma surpreendente. É o que mostram, por exemplo, os números da última pesquisa Datafolha.

No espaço de um mês, Dilma saltou de 41% para 47% e venceria a disputa pela reeleição em primeiro turno, fácil. No mesmo período, o tucano Aécio Neves despencou de 21% para 19%, enquanto Eduardo Campos colecionou mais outra queda: de 15% para 11%. Ou seja, Dilma cresceu bem mais do que foi o tamanho da queda dos adversários.

Servidores paralisam nesta 4ª contra política do Governo RC para o funcionalismo

Os servidores estaduais promovem, nesta quarta (dia 4), paralisação geral de várias categorias. Segundo o Fórum dos Servidores, está programada ainda uma mobilização no Centro Administrativo do Estado, com o objetivo de “alertar a população para a situação de precarização do serviço público, em decorrente da política do governador Ricardo Coutinho com o funcionalismo”.

Conforme documento aprovado, recentemente, no Congresso dos Servidores, o governador RC tem se recusado a receber representantes das categorias, para discutir uma política para o funcionalismo e melhores condições no serviço público. Conforme o Fórum, o Governo “cortou os planos de cargos de várias categorias e trata os servidores de forma ditatorial”.

Festival recoloca João Pessoa no circuito internacional de música clássica

Durante o Governo Burity, a Paraíba entrou no circuito mundial da música clássica, com a Orquestra Sinfônica do Estado entre as melhores do País. Na sequência, houve um paulatino desmantelamento da orquestra. Hoje, no Governo Ricardo Coutinho, a Sinfônica da Paraíba é apenas uma pálida amostra do que foi no passado.

Por isso, reveste-se de tantos significados a iniciativa do prefeito Luciano Cartaxo de criar a Orquestra Sinfônica de João Pessoa, não apenas para resgatar a importância da música clássica na formação dos jovens, mas também como uma resposta ao Governo do Estado. Afinal, se a Prefeitura pode manter uma sinfônica, por que o Estado não pode?

O ataque da Veja a Vital e a candidatura de Aguinaldo

Duas notícias movimentaram o final de semana na área política. A primeira delas foi uma publicação da revista Veja, atacando o senador Vital Filho (Coluna Holofote), a quem acusou de pagar R$ 1 milhão a um juiz eleitoral. A revista alega que a denúncia partiu de um jornalista. Mas, não deu o nome do jornalista, nem do magistrado. Ficou parecendo coisa plantada e caiu no vazio.

A outra notícia foi a apresentação do ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) como candidato a governador, pelo chamado Blocão. Houve um encontro, em Brasília, da presidente Dilma com o PP, e Aguinaldo, ao ser sondado sobre a possibilidade de disputar o Governo, desconversou e afirmou só tratar do assunto em 2014. Na Paraíba, seu nome foi defendido pelo senador Vital Filho.