Cássio e Vital se encontram em Brasília e discutem aliança PSDB-PMDB

A insatisfação de parte do PMDB com a presidente Dilma está promovendo uma aproximação, em nível nacional, de lideranças do partido com o PSDB de Aécio Neves. Segundo o blogueiro Gerson Camarotti, do G1, dentre os encontros que ocorreram em todo País consta o jantar envolvendo os senadores Cássio Cunha Lima e Vital Filho, em Brasília, na noite desta quarta (dia 12).

Diz Camarotti, em sua postagem, ao final da tarde desta quinta-feira: “Na Paraíba, o senador tucano Cássio Cunha Lima, vice-presidente do PSDB, retomou conversas com o senador Vital do Rego (PMDB-PB), preterido por Dilma na reforma ministerial. Os dois jantaram ontem em Brasília.” Movimentos similares têm ocorrido em vários outros Estados.

Rômulo ficará mesmo contra Cássio?

O vice-governador Rômulo Gouveia tem dois motivos para seguir apoiando o governador Ricardo Coutinho, no caso de um eventual rompimento do senador Cássio Cunha Lima. O primeiro é que RC prometeu manter sua postulação ao Senado em sua chapa majoritária. O segundo, é que o senador Cássio não tem como prometer o mesmo.

E tem todas as demais razões para ficar com o tucano. Rômulo surgiu politicamente dentro do grupo Cunha Lima. Toda a sua trajetória política se deu embaixo do guarda-chuva do clã. O voto de seus eleitores em Campina Grande são os mesmos de Cássio. Uma campanha em palanque contrário a Cássio em Campina terá consequências imprevisíveis.

Procuradores lançam movimento “Fora Gilberto Carneiro”

Os procuradores do Estado decidiram radicalizar com o procurador-geral Gilberto Carneiro. Durante sessão na Assembleia, em comemoração ao Dia do Procurador, a categoria deliberou pela criação de um movimento intitulado “Fora Gilberto Carneiro. Você não nos representa”. Com faixas e cartazes, eles ocuparam as dependências da OAB pedido seu afastamento.

Os procuradores alegam que Carneiro não atenderia os requisitos para comandar a PGE. Segundo nota da Associação dos Procuradores (Aspas), “Gilberto Carneiro não tem conduta ilibada, requisito básico, para um procurador-geral, uma vez que envolvido nos casos “Jampa Digital” e da Empresa “Desk”, relativo à época em que era secretário de Administração do Município de João Pessoa.”

Ruy rebate socialista: “Agride o PSDB quem reduz aliança a contracheques”

O deputado Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, rebateu insinuações do vereador Renato Martins, do PSB, afirmando que o senador Cássio Cunha Lima não tem motivo para romper, porque faz parte do Governo e as pessoas que ele indicou estão com “os contracheques em dia”: “Essa questão dos cargos nunca nos pareceu relevante.”

Explicou Ruy: “O próprio Governo sempre se jactou de não aceitar indicações políticas e escolher seus auxiliares por critérios rigorosamente técnicos”, acrescentando: “Os que querem reduzir a questão da aliança à manutenção de um ou outro contracheque não está somente agredindo o PSDB, mas também diminuindo e negando a prática presumida do próprio Governo a que servem.”

Governador cobra pressa na definição de Cássio e diz não temer disputa

Apesar de ter negado que o PSB deu o ultimato ao senador Cássio, o governador Ricardo Coutinho voltou a externar desconforto em face da relação bipolar com o tucano, especialmente ante as últimas escaramuças da infantaria de socialistas e cassistas. Ricardo cobrou pressa na definição de Cássio: “Todo mundo precisa, o tempo urge, a Paraíba tem pressa e nós temos muito a fazer.”

E repetiu o recado, que tem dado a Cássio nos últimos dias: “Eu não temo qualquer disputa, quero ter a aliança mais ampla possível com o nosso projeto de administração, e achamos que mais que nunca esse é o sentimento que vai se estabelecer. Tenho buscado setores com o senador Cássio para externar nossa posição, mas não obrigo ninguém a ficar. Só fica quem quer.”

Prefeito perde a compostura e ataca promotora: “Bandida!”

Não bastassem todos os processos que já responde por improbidade, o prefeito Reginaldo Pereira (Santa Rita) pode ser enquadrado por ato de agressão a servidor, cuja pena prevista é detenção de seis meses a dois anos, conforme estabelece o art. 331, do Código Penal. Tudo após atacar verbalmente e com ameaças a promotora e Justiça Anita Bethânia.

O prefeito faz duros ataques à atuação da promotora contra cargos comissionados e práticas de nepotismo na Prefeitura de Santa Rita. Em determinado trecho, de uma possível reunião entre Pereira, vereadores aliados e auxiliares, Reginaldo chama Anita de “incompetente”, “preguiçosa”, “perigosa”, “bandida”, diz que ela quer “mandar na Prefeitura” e manda ela “se lascar”.

RC nomeia Agamenon Vieira para Agricultura e deve fechar apoio do PCdoB

O Diário Oficial desta quinta (dia 13) traz a nomeação de Agamenon Vieira da Silva para Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca. Na mesma edição, o governador dispensou Rômulo Araújo Montenegro, do cargo que vinha acumulando. Agamenon é filiado ao PCdoB, indicativo de que o partido deve apoiar a reeleição do governador Ricardo Coutinho.

Agamenon Vieira é advogado trabalhista, militante sindical, foi presidente da CUT, e tinha ligações políticas com Júlio Rafael e o deputado Luiz Couto. Também era especulado para esta Secretaria o ex-deputado Simão Almeida que, há poucos dias, revelou à Imprensa que o seu partido ainda estava avaliando se deveria ou não manter a aliança com o governador RC.

Afinal, com quantos contracheques (em dia) se faz uma aliança?

A Paraíba tem assistido nos últimos dias escaramuças envolvendo a infantaria do governador Ricardo Coutinho e do senador Cássio Cunha Lima. E vários petardos de grosso calibre foram disparados, de um lado e de outro. Porém, meu caro Paiakan, o míssil mais maldoso foi detonado pelo vereador Renato Martins. Sem dúvida, um míssil tomahawk…

Pelo menos é que o deixou claro em entrevista ao portal Wscom, quando declarou que o senador Cássio Cunha Lima não tem nenhum motivo para romper com o PSB do governador Ricardo Coutinho, “por que a gestão já está posta, o cargos do PSDB estão dentro do Estado, todos tem o contracheque em dia.” Como é que é? Contracheques em dia?