CONTAS DE RICARDO COUTINHO Deputado esclarece que a votação quanto à reprovação será aberta “conforme regimento da Casa”
São muitas as interpretações, meu caro Paiakan, quanto ao rito que irá presidir na Assembleia a votação das contas do ex-governador Ricardo Coutinho, que foram recentemente reprovadas à unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado.
Para o deputado Hervázio Bezerra, a votação deverá ser aberta, de acordo com o que, segundo ele, preceitua o regimento interno da Assembleia. É que, nos bastidores da Casa, corre a especulação de que a votação poderia ser secreta. “Será aberta, conforme regimento da Casa”, pontua.
O parlamentar esclarece que é aberta, inclusive por uma dispositivo que ele mesmo apresentou, há alguns anos, e foi incorporado ao regimento que preside o processo desde o momento que as contas chegam à Casa, e toda a tramitação consequente.
Ainda segundo as especulações, uma votação secreta poderia favorecer o ex-governador. O deputado Wallber Virgolino chegou a declarar que alguns parlamentares poderiam votar favoráveis a Ricardo Coutinho temendo algum tipo de represália.
Uma votação aberta, evidentemente, expõe o deputado aos olhos da opinião público e, a esta altura do campeonato, com tantas denúncias, certamente não é fácil um parlamentar defender o ex-governador, sem sofrer uma censura grave da população, inclusive com respeito às eleições do próximo ano.
A informação de Hervázio foi publicizada no programa Arena, desta terça (dia 28).