Lula vem mobilizar PT pra 2014 e mandar recado ao PSB (de RC)
A verdade é que, pelo menos tecnicamente, a vinda do ex-presidente Lula em nada acrescenta à campanha do candidato Luciano Cartaxo. Não a julgar pelos números das últimas pesquisas. Então, sua vinda à Paraíba é muito mais um ato simbólico, tanto para sinalizar que tem planos futuros para o PT, como para mandar um recado ao PSB.
Dentre seus planos futuros consta, obviamente, levar o partido às urnas em 2014, possivelmente com a sua candidatura a presidente, lastreado em (fiéis) aliados petistas por todo o País. Fato que diminui sua dependência de parceiros tradicionais como PMDB, PTB, PR, PP e outros que, em momentos de eleição, costumam cobrar uma fatura alta para aderir.
Em outra frente, vai um recado sutil para o PSB do governador Ricardo Coutinho, avisando que o PT no Estado não vai mais seguir a reboque de nenhuma força política local, como ocorria no passado. Além disso, o PSB não terá vida fácil se, em algum momento, decidir partir com candidatura própria a presidente, conforme se cogita em todo o País.
No mais, Lula vem antes para uma festa. Sabe como está o quadro político em João Pessoa, e, em sua lógica, vem praticamente endossar a eleição do deputado Cartaxo. Certamente irá tratar pessoalmente com o prefeito Luciano Agra de sua provável filiação ao PT para, em 2014, se apresentar como pretenso candidato a governador. Como quer o ex-ministro Zé Dirceu.