PT se une a PP e PSC e se torna opção de poder para 2014
Não é conveniente subestimar o bloco de oposição que está se formando com PP, PT e PSC. Foi com um bloco assim que nasceu a candidatura vitoriosa do prefeito Luciano Cartaxo. O PT da Paraíba está de bem com a nacional do partido e o PP tem o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) que, pelo que se diz em Brasília, é queridinho da presidente Dilma.
Além do mais, o bloco nasce com seis deputados na Assembleia: Anísio Maia e Frei Anastácio (PT), Daniella Ribeiro (PP), além de Arnaldo Monteiro, Carlos Batinga e Vituriano de Abreu (do PSC). Se estiver unido e votando sob uma mesma orientação, poderá fazer diferença na Assembleia, especialmente se unir forças com outros blocos já formados na Casa.
E esse bloco tem ainda o prefeito Luciano Cartaxo, certamente o maior expoente do PT no Estado. Vai depender muito, obviamente, do seu desempenho à frente da Prefeitura. Caso consiga emplacar uma boa gestão, não apenas estará credenciado para liderar esse segmento da oposição em 2014, como poderá até mesmo ser especulado para uma disputa majoritária.
Resumo da ópera: pode até ser que, a preço de hoje, o bloco ainda não tenha um quadro com envergadura para disputar o Governo em 2014, ate porque é cedo para este tipo de avaliação. Mas, há expectativas de crescimento, afinal não se pode desdenhar de nomes como Daniella e Aguinaldo. De qualquer forma, já tem musculatura para influir na formatação de uma chapa forte de oposição.
No mais, resta esperar pra conferir o comportamento político desse grupo, com o retorno das atividades parlamentares na Assembleia, após o Carnaval.