Veneziano e os sete inquéritos que desembarcaram contra ele no Supremo
Não tem sido fácil a vida do deputado Veneziano Vital, a partir de sua passagem pela Prefeitura de Campina Grande. Agora mesmo, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, acaba de autorizar a abertura de um inquérito para investigar se ele chegou a descumprir a Lei das Licitações, na contratação de serviços como prefeito de Campina.
A informação foi dada pelo colunista Lauro Jardim, da Veja online. Diz: “A passagem do deputado pela prefeitura de Campina Grande foi produtiva. De fevereiro, quando tomou posse, até hoje, o STF já recebeu de instâncias inferiores sete inquéritos e uma ação penal em que ele é réu. Tudo por suspeitas de burla à Lei de Licitações, crimes de responsabilidade ou peculato – roubo praticado por servidor público.”
Mas, o deputado não se mostra preocupado com a decisão do ministro. Segundo declarou, da mesma forma que obteve várias vitórias na Justiça estadual, também espera o mesmo desfecho no Supremo. Apenas observou: “O fato de ser julgado pelo STF não traz nenhum benefício, ao contrário, limita a defesa. Se os ministros decidirem pela condenação, não tem para quem recorrer, é a última instância.”