Ibope aponta vitória de Cartaxo no primeiro turno com 52% seguido por Cida (23%). Prefeito também tem menor rejeição e gestão bem aprovada
São acachapantes, a julgar como verdadeiros, os números apresentados pelo Ibope, em sua primeira pesquisa divulgada pela TV Cabo Branco, nesta quarta (dia 24), aferindo a corrida à Prefeitura de João Pessoa. Os dados apresentam Luciano Cartaxo (PSD) com 52% da intenção de votos, contra 23% atribuídos à Cida Ramos (PSB). Charlinton Machado (PT) e Vitor Hugo (PSol), com 2% cada.
Os números confirmam o imenso favoritismo do prefeito Cartaxo, que venceria a disputa em primeiro turno, situando-se a uma grande distância da ex-secretária Cida Ramos, apesar da candidata do PSB ter experimentado um considerável crescimento, se compararmos com números de pesquisas anteriores. Apesar de que, analisando sob este ângulo, Cartaxo também teria crescido bastante.
Numa pesquisa do Instituto Opinião, publicada em 13 de junho pelo Sistema Arapuan, Cartaxo aparecia com 44%, seguido de Cida (11,3%), Manoel Júnior (4,6%), Wilson Filho (3,5%), Charliton Marchado (1,3%) e Victor Hugo (0,4%). Não é científica a comparação, mas pode ser um termo de avaliação.
Rejeição – O detalhe mais importante da pesquisa Ibope, ora divulgada, diz respeito à rejeição. E nesse particular, Cartaxo tem o menor índice (com 25%). Victor Hugo lidera (com 46%), seguindo por Charliton (43%) e Cida Ramos (37%). Outro dado relevante é a aprovação da gestão do prefeito com 45% (entre bom e ótimo), contra apenas 12% (ruim e péssimo).
Serviço da pesquisa – O Ibope declarou ter ouvido 602 eleitores entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba) sob o protocolo PB-06426/2016.